terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sexy, sublime e assustador...

Então vamos falar de Fallen, confesso que não esperava falar desse livro aqui no blog, não esperava mesmo, ando passando por constantes mudanças de opinião e a bipolaridade as vezes bate forte em mim então... Ah, que se dane, vamos falar logo do livro.
Capa original americana
Comprei Fallen, de Lauren Kate, em uma promoção das lojas Americanas e somente por isso. Este era um livro do qual eu não sabia quase nada, eu lia resumos em sites de livrarias e (francamente) esses resumos são umas verdadeiras bostas, não consegui descobrir nenhum sentido para a história desse livro e por algum motivo a capa me chamou a atenção, era escura, sombria... Então já viu né?
Comecei a ler sem muita motivação, mas com uma curiosidade imensa, pois como já disse, não consegui descobrir nada sobre o enredo e estava mais perdido do que cego em tiroteio, mas ainda bem que o tiro no escuro foi certeiro e gostei bastante do que eu li e a falta de motivação que sentia no início foi se dissipando em uma velocidade cada vez maior, a medida que eu virava as páginas.
Mas claro! O romance tem seus prós e seus contras, cada qual tem seus conceitos e suas ideias próprias para o enredo...
Mas agora um pequeno resumo:
Fallen (Caídos, na tradução literal, apesar do romance permanecer com seu título original em sua tradução para o português), conta a história de Lucinda, apelido: Luce (Dãã), uma garota atormentada por sombras que somente ela é capaz de enxergar e após o momento mais traumático de sua vida, quando estava com seu namorado e ela vê as sombras e tudo pega fogo e ele morre, ela é considerada culpada da morte de seu namorado e mandada para um reformatório em Savannah, na Geórgia, que mais parece uma prisão, cheia de punks, skatistas, vândalos, roqueiros e outros tipos de adolescentes problemáticos que cometeram algum tipo de crime hediondo e foram pegos. Nesse lugar, os celulares são proibidos e câmeras de segurança vigiam cada canto, estes são os chamados "Vermelhos" e podem parecer mais ameaçadores do que pensam. Inicialmente, Luce se vê perdida, amedrontada ela se sente uma formiga em meio a tentos jovens grandes e robustos, com cicatrizes e rostos com expressões violentas, mas logo em seu primeiro dia de aula ela o avista (estava demorando pra aparecer um garoto na história né?), Daniel Grigori, o garoto problema, de jaqueta de couro e cabelos louros (é quase um Lestat da vida), ele é um dos Fodas do local e anda com os piores, mas ainda assim, é uma figura trágica na história, é um garoto misterioso reservado e de cabeça baixa, voz melancólica e olhos tão profundos que pareciam hipnóticos, mas ao contrário de Bella, da saga Crepúsculo ou Ana de 50 Tons de Cinza, Luci não quis se aproximar dele pela beleza e sim por curiosidade, pois estranhamente, ele lhe parecia muito familiar, mas Daniel deixa bem claro, logo de cara (de uma forma odiosa), que a despreza e não quer nem meia palavra trocada com ela, mas sendo que é ela não desiste e sua obsessão passa a ser sua única diversão naquele lugar onde os abutres voam baixo e como diz sua amiga Ariane: "Esse lugar tem cheiro de morte".
Aos poucos ela vai se acostumando com o reformatório e descobre que nem todos ali são pessoas ruins, só estavam no lugar errado na hora errada e também exceções, como a garota chamada Pennyweather, ou só Penny, que por ser filha de um homem importante que morreu ali, ela pode estudar e morar de graça e ela não pode sair, ou seja, não cometeu nenhum crime, mas é obrigada a viver ali, mas sendo quem é, Penny é a única estudante em que os funcionários confiam e ela tem acesso a todos os arquivos e Luci aproveita isso para investigar sobre Daniel, mas pouco encontram e ela se vê obrigada a forçar uma aproximação e depois de muito esforço ela descobre seu segredo obscuro (NÃO!!! PELO AMOR DE DEUS NÃO! ELE NÃO É UM VAMPIRO!!!), Daniel Grigori é um anjo caído, um cavaleiro de Deus renegado e sua trama dramática vai de séculos no tempo e para sua surpresa, Luci se vê envolvida nessa trama mais do que imagina, mas essa parte eu não vou contar porque já contei demais, mas saiba que não foi atoa eles se encontrarem assim do nada e ele chamar a atenção dela e referente as sombras, aterrorizam ela mais que tudo e a cada página ela parecem intensificar seu poder, cobrindo nossas mentes com trevas e a escola aparentemente tão humana é mais sombria e bizarra do que tudo o que são capazes de imaginar, surpresas a cada linha, mortes, sangue, sustos, sensualidade...
Mas agora é critério de vocês.
E deixo abaixo um vídeo promocional com algumas cenas marcantes da história, como um book trailer, mas com atores:
ROSAS PARA FALLEN: 7 rosas vermelhas, pois apesar de tudo, há problemas com a descrição e a linguagem abordada, mas a história em si é maravilhosa, recomendo!
Até a próxima!

2 comentários: