quarta-feira, 16 de outubro de 2013

paixão, sangue e muita bizarrice!

Eba! Não sei exatamente o porque disso, mas eu sempre quis falar de American Horror Story aqui no blog, mas nunca realmente pequei um tempo para me dedicar a esse texto, no entanto, havia eu acabado todas as minhas tarefas, não havia nada para fazer ou que eu desejasse fazer, era noite e estava sem dinheiro para sair, não estava com muito animo para raciocinar, então me joguei no sofá na frente da TV ligada, o único lugar onde eu poderia ficar sem fazer nada, vegetando, fingindo que estava fazendo alguma coisa, sem precisar raciocinar para nada, mas felizmente, meu inconsciente começou a trabalhar naquele momento, quando enfim chegou o intervalo comercial do seriado Os Simpsons, no canal FOX, eu vi saltos altos e negros, muitos deles, ligados a pernas brancas e lisas, a musiquinha sombria de fundo logo me fez ter certeza do que se tratava: era um dos meus seriados favoritos (perde apenas para Game of Thrones) que era anunciado em sua terceira temporada e logo fiquei animado, há tempos eu esperava o retorno daquela série e assim que acabou o comercial meio bizarro eu desliguei a TV, liguei o computador em um site de filmes e séries online e lá já havia postado o primeiro episódio da terceira temporada, ansioso cliquei e assisti ao horror insano e bizarro mais uma vez, com o mesmo entusiasmo e esperança da primeira vez. Foi então que decidi finalmente dedicar-me a essa matéria sobre a série, mas acalmem-se, para os que não conhecem a série, irei falar agora um pouquinho sobre cada temporada e sobre como é o universo bizarro de American Horror Story:
Primeiro os dados essenciais (a parte chata a coisa), um resumo geral sobre tudo, depois darei mais detalhes: American Horror Storry (História Americana de Horror, na tradução banal) é uma série de televisão norte-americana de terror (Não! Sério?), drama e suspense, criada e produzida por Ryan Murphy (também criador da série Glee) e Brad Falchuk, que criaram uma atmosfera antológica para contar histórias, ou seja, cada temporada conta uma história diferente e cada história é dotada de começo, meio e "fim", sendo possível o telespectador assistir a qualquer temporada em qualquer ordem, pois a história contada em uma temporada não tem a mínima ligação com a história da outra.
A primeira temporada, intitulada American Horror Story: Murder House, ocorre nos dias atuais e é centrada na família Harmon, que se muda para a mansão restaurada, sem saber que a casa possui uma espécie de armadilha, como se a madeira, o concreto e os tijolos tivessem algum tipo de vida psíquica, dotada de diversos poderes e vontades próprias e como se não bastasse, a casa coleciona almas, todo aquele que morrer ali, fica ali, preso para toda a eternidade e a casa quer a alma dos Harmon. A segunda temporada, intitulada American Horror Story: Asylum, se passa no ano de 1964 e segue as trajetórias dos pacientes, médicos e freiras de uma instituição para criminosos insanos. E a terceira temporada, intitulada American Horror Story: Coven, é centrada nas trágicas aventuras e desventuras de jovens bruxas em uma trama assombrada.
A série é transmitida pelos canais fechados FX nos Estados Unidos da América e FOX no Brasil. A primeira temporada estreou em 05 de Outubro de 2011 nos EUA e 08 de Novembro de 2011 no Brasil, sendo concluída originalmente em 21 de Dezembro de 2011. A segunda temporada estreou em 17 de Outubro de 2012 nos EUA e 30 de Outubro de 2012 no Brasil, terminando em Janeiro de 2013.
American Horror Story tem sido bem recebida pelos críticos de televisão e fãs, o elenco é de grande qualidade e é geralmente elogiado, especialmente Jessica Lange e a série atrai sistematicamente grandes índices de audiência para o canal americano FX.
Mas agora a parte divertida (pelo menos para mim), dando minha opinião pessoal.

Murder House é de longe minha crônica preferida (atualmente pelo menos), como já disse é a primeira temporada e para mim foi a mais difícil de assistir, primeiramente porque os tantos comerciais e propagandas, críticas e resenhas sobre ela faziam um sensacionalismo do caramba, imaginei então que teria pesadelos durante um mês se a assistisse, mas assim como sempre, a curiosidade é maior e comecei a assistir pela internet.
Essa temporada tem como tema principal a infidelidade do psiquiatra Bem Harmon para com sua esposa Vivien, após ela sofrer um acidente e aborta espontaneamente o bebê não formado, Bem entra em depressão e seduz uma de suas pacientes e Vivien os flagra e com uma faca corta o braço de Bem, no entanto, Vivien decide tentar perdoa-lo e para esquecer de tudo, decidem mudar de cidade e compram a velha mansão de tijolos vermelhos em Los Angeles, conhecida mundialmente como A Casa dos Assassinatos (claro que eles não sabiam disso quando compraram), logo no inicio, coisas começam a acontecer, coisas bizarras e quanto mais as histórias dos antigos donos da mansão vem surgindo, mais eles parecem estar presentes (literalmente) e Bem, Vivien e sua filha Violet (uma adolescente depressiva que costuma cortar os pulsos) precisam enfrentar tudo para sobreviverem, mas muitas reviravoltas acontecem a todo momento e o final nos traz grandes tragédias.
Por que essa é minha temporada preferida? Porque é a mais dramática e eu adoro drama, além da história do casal Harmon, temos outras diversas histórias que se entrelaçam a ela e umas as outras, como uma novela de suspense, por exemplo: Vivian, a filha do casal, uma garota de 16 anos, depressiva, fumante e que sempre acaba arranjando brigas com as outras garotas na escola e ela levava a pior, até conhecer Tate, um garoto exatamente como ela, paciente de seu pai e por quem ela se apaixona, mas Tate esconde segredos obscuros que ela precisa desvendar e claro, todos esses segredos envolvem a mansão, mas essa é apenas mais uma das histórias, mas o mais aterrorizante dos casos é o estuprador de borracha, um ser vestido dos pés a cabeça com uma roupa de borracha, ideal para sadomasoquismo e Vivien é a vitima, mas ninguém mas o viu e ela é dada como louca, mas então Bem e Violet também são atacados e descobrem que apesar de todos os outros acontecimentos, suas vidas correm mais esse risco. Mas quem será o estuprador de borracha? É a pergunta central.
Já na segunda temporada (Asylum) eu me decepcionei um pouco, pois o horror da primeira temporada é muito melhor, mas claro que a segunda temporada ainda tem seu charme e a história, apesar de ter a mesma atmosfera, pesa mais para o lado bizarro do que para o lado charmoso da primeira temporada (mas a primeira temporada não se livra do bizarro, só é menos) e nessa nova história, temos um novo assassino, que podemos comparar com o estuprador de borracha, mas este é chamado de Bloody Face ou Cara Sangrenta, que logo no primeiro episódio mata um casal que invade um prédio queimado e abandonado onde um dia foi o bem sucedido e prestigiado sanatório Briarcliff, mas após essa cena violenta, a história retorna ao passado, de 2011 para 1964, e é nessa época que se passa a história, que novamente entrelaça diversas vidas umas com as outras e essa é uma história de preconceitos, estereótipos, violência, cientistas loucos, monstros, crueldade, possessões demoníacas e alienígenas.
Por que eu não gostei muito dessa temporada? Porque essa temporada, apesar de ainda ter aquela aura de mistério, aquele suspense de roer as unhas e muito violência grotesca e bizarra, não possui aquelas cenas de horror doce e de uma simples faca cortando a pele ou uma lâmina, aquele sangue escorrendo devagar, os sorrisos malignos nos rostos inocentes, aquela coisa simples. Essa temporada busca mostrar tudo abruptamente, tudo é exposto muito depressa, tão depressa que não podemos nem apreciar, o sangue jorra em todas as cenas e tudo explode quando menos esperamos, por isso não gostei muito, mas também porque essa temporada não tem aquela aura de romance como o de Violet e Tate na primeira temporada, claro que não é uma série romântica, mas a mistura de romance e horror na primeira temporada deu tão certo que me senti órfão disso na segunda.
A terceira temporada (Coven) mal começou, mas já me surpreendeu muito, até agora só lançaram um episódio no Brasil, no entanto, não posso dizer muito, já que só é só o começo da temporada. Nessa nova crônica temos inicialmente a história real de Madame Lalaurie, uma dama cruel e ambiciosa, obcecada pela beleza e acredita que se se banhar com o sangue dos escravos deixaria sua pele firme e bela, no entanto, ela encontra sua morte e mais de um século depois, conhecemos Zoe, uma adolescente que em sua primeira vez mata seu namorado, revelando sua triste natureza, ela é uma bruxa e seu dom mor é sua vagina assassina (ridículo, eu sei kkk), sua mãe então a manda para New Orleans, onde existe um internato para bruxas e lá ela deve aprender a controlar todos os seus dons.
Eu achei interessantíssimo esse novo tema, adoro bruxas e qualquer coisa referente a magia, mas ainda não posso dar opinião, preciso assistir mais para saber se pode ou não superar as duas primeiras, mas acho bom eu dar logo minhas rosas, prometo que depois de finalizada a terceira temporada eu volto a dar minha opinião em um post só dela, mas por enquanto não vou dar rosas para esta.

PRIMEIRA TEMPORADA: 9 rosas vermelhas.
SEGUNDA TEMPORADA: 7 rosas vermelhas





Até a próxima!!

P.S.: Deixo-lhes também os mini-trailers das três temporadas, aproveitem:
PRIMEIRA TEMPORADA
SEGUNDA TEMPORADA
TERCEIRA TEMPORADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário