quarta-feira, 20 de março de 2013

O livro que me tirou o fôlego

"Seguiram pela Church Row, a ladeira íngrime onde as casas luxuosas se erguiam em toda a sua solidez e a sua extravagancia vitoriana. Dobraram a esquina da igreja em estilo que imitava o gótico (...) e cruzaram a praça de onde se via o esqueleto negro das ruínas da abadia que do topo de uma colina, dominava a cidade, mesclando seus contornos ao céu violeta" - The Casual Vacancy, by J. K. Rowling.

Morte Súbita (the casual vacancy no original inglês) conta a história fascinante do pequeno vilarejo de Pagford, onde muitas famílias convivem umas com as outras todos os dias e num primeiro momento, Pagford nos parece somente mais uma pequena cidade, como outra qualquer, mas ela pode ser comparada ao nosso bairro, ou a cidade de cada um de nós. Todos temos segredos que desejamos levar para o túmulo e em Morte Súbita, J. K. Rowling nos mostra como isso pode não acontecer. 
O grande acontecimento que intitula a obra ocorre bem diante de nossos olhos ao abrirmos o livro, a autora nos prende as paginas com a mesma maestria que usou em Harry Potter e desde o começo, ela não narra a estória, ela mostra a estória, fazendo com que entremos no livro e viremos um habitante de Pagford, fazendo com que andemos pelas ruas de paralelepipedo e que visitemos suas casas. Mas, em um primeiro momento, presenciamos a Morte Súbita de  Barry Fairbrother, um homem como qualquer outro, mas que faz parte do conselho de Pagford e com isso, seja o homem mais poderoso de Pagford, mas, no entanto, ele morre e a vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? 
Não vou contar quem ganha, isso fica pela curiosidade de vocês, mas posso dizer que o livro me deixou sem fôlego, a autora explora ao máximo seus personagens, arrancando tudo deles, até o último suspiro.
Morte Súbita é o primeiro romance de J. K. Rowling para adultos e ela marca bem essa estréia com uma obra chocante e encantadora que irá agradar a todos.
(Y) Recomendo 
Rosas para Morte Súbita: 9 rosas vermelhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário