terça-feira, 26 de março de 2013

A história por trás da história

SOMBRAS DA NOITE - A vingança de Angelique
(DARK SHADOWS - Angelique's descente)
Lara Parker, se não é, é uma das mais fantásticas escritoras que eu já tive a felicidade de ler. Alguns de vocês me mandaram e-mails perguntando coisas como: "Igor, você é um critico positivo ou negativo?" nem um, nem outro meus queridos leitores, não sou um critico negativo e nem positivo, na verdade nem crítico eu sou, critico por diversão e dou minha opinião sobre o que eu gostei de ter lido assistido, etc e também dou minha opinião sobre aquilo que eu não gostei, pois se eu ficasse somente dizendo o que eu gosto, que graça teria ler minhas resenhas? Mas não se apavorem, caros fãs de Dark Shadows, eu falei mal do filme anteriormente, mas esta é uma boa critica sobre o livro.
No ultimo post que eu publiquei aqui sobre Dark Shadows, a matéria tinha ficado bastante extensa e eu não cheguei a dar rosas ao livro, mas prometi que falaria dele em breve, pois então, aqui estou eu novamente e escrevendo (Dãã), mas vamos ao que interessa.
Publicado inicialmente em 1998, entre o fim da série de TV e o começo de planejamento do atual filme de Tim Burton, Lara Parker, que interpretou o papel de Angelique na novela americana de 1966, tentou resgatar uma história oculta nas filmagens. O que acontecia com Angelique enquanto Barnabas tinha sua infância perfeita? Essa é a questão que Lara tenta responder com esse livro, pois tanto na novela, série ou filme, vemos somente a infância de Barnabas. Tudo bem, no filme Angelique se torna (da metade pra lá) a personagem principal, mas nada se conta de sua história, como ela se tornou uma bruxa, qual o lado oculto na história da maligna e cruel que tanto odiamos? Bem, creio eu que a genialidade de Lara Parker ultrapassou as barreiras do ódio e da amargura, trazendo a tona uma criança, a princípio, que logo tem a infância interrompida, sendo levada da mãe por seu pai e por ele usada e dada como a imagem de uma deusa para os escravos, assim, ela encontra livros de estudo de magia negra e logo criança vai moldando seu espírito para se tornar uma feiticeira. ATENÇÃO: Essa não é uma história de vampiros! ao contraio de todas as adaptações cinemátograficas, essa não é a história de Barnabas, essa é a história de Angelique.
Devo admitir que quando vi o livro pirei na hora, estava no shopping e passei de frente a uma saraiva, nunca resisto a entrar em uma livraria, elas me chamam são como sinais de novos sucessos, mas este livro em especial, havia me atraído do fundo da loja, não foi um livro muito procurado no Brasil pela falta de conhecimento sobre sua história, mas como grande fã de Tim Burton (não confundam fã com poser, eu critiquei o filme dele sim, mas sou um grande fã do trabalho que ele faz e em sua grande maioria me apaixono na hora) eu já havia visto a chamada do  novo filme que estava para estrear (não havia estreado na época), "Hum, é o livro daquele filme que vai lançar!" pensei e fiquei super animado, não resisti e comprei-o na hora.
Apesar de ser um livro com quase 600 paginas, eu o terminei em menos de três dias e a história me encantou de um modo muito anormal, é um livro de amor erótico que mistura terror, romance e obsessão, contando toda a trajetória de Angelique, desde seus 7 anos de idade, passando por todas as mudanças, se apaixonando por homens e amante de um espírito negro tão ciumento quanto ela, vendo seu declínio no decorrer da história acabando por se tornar serva de Josette e amante de Barnabas por quem se apaixona perdida e obsessivamente. não me surpreendo se você conhecer a história a partir dai, claro que o vampirismo aparece, mas é em formato parcial, a beleza desse livro é a magneficiencia em que a autora narra os sentimentos em seus personagens, a raiva o ódio, a vontade de matar e de morrer por uma pessoa, ela consegue te colocar dentro do cenário com tal maestria que você sente a bala acertando o coração do personagem que está sendo narrado, você sente amor, fúria, alegria, raiva, ódio, medo, chora, treme, ri, etc... eu superecomendo esse livro se você puder ler ele sem ser interrompido, leia-o somente sem parar para ler outro, é uma leitura arrebatadora, mas para minhas rosas tenho algumas justificativas:
PARA O LIVRO DE LARA PARKER: 9 rosas vermelhas, mas porque fatos ficaram sem explicação, pois após Barnabas recuperar a humanidade, outro vampiro o ataca, mas não é mostrado que este é.
OBS: Na América, foram publicados três livros desta série por Lara Parker, temo por esses outros dois nunca vierem a ser publicados para o português, pois este livro não vendeu bem, mas vamos esperar, eu partircularmente fiquei anciosissimo com uma possível continuação e serei o primeiro a compra-la na livraria mais próxima.
Prometo resenhar o novo livro se lançar.
Beijos a todos
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário