
O iluminado conta a história da família Torrance, da qual se constitui de três indivíduos: Jack, o marido bêbado e sentimentalmente instável; Wendy, a esposa sensível e chorosa, devotada e preocupada com as atitudes do marido e Danny, o iluminado, filho de seis anos com a cabeça e energia de um ser adulto, capaz de prever o futuro, ver o presente e entrar na mente de outros. Então, se você tivesse esses três personagens nas suas mãos e tivesse a missão de levá-los a loucura, como o faria? Em que cenário? Em que circunstancia?
Bem, Stephen King resolveu coloca-los a prova em uma caixa gigantesca coberta de neve (risos), ook se acalmem, não literalmente uma caixa, mas sim um hotel gigantesco, Jack arrumou um emprego em um hotel de veraneio, desses em montanhas que so abrem no verão pois ao inverno ficam incapacitados de receber alguém pois se cerca com 75 centímetros de neve por todos os lados (sentiu o drama?)


O iluminado também teve suas adaptações para o cinema e TV, mas confesso que pouco me agradaram, nenhuma conseguiu trazer do livro os elementos de simplicidade e sentimento que tanto aprecio, simplesmente focaram-se nos fantasmas e na loucura de Jack em querer matar a família .

Sua segunda adaptação foi roteirizada e produzida pelo próprio Stephen king e foi feita diretamente para a TV, em formato de minissérie em três capítulos de mais de uma hora cada um e que juntos formam um longo filme de mais de quatro horas, eu assisti aos três capítulos sem parar e para mim não foi nem um pouco cansativo, mas apesar de ter tido mais espaço, mais tempo e detalhes que se fizeram mil vazes mais fiel ao livro do que o filme de 1980, ainda assim acredito que poderia ter sido melhor, pois deixaram de lado elementos centrais, onde estão as gêmeas que nos metiam tanto medo? a velha frase de gelar o sangue vinda de Jack ("Olha eu aqui!!"), sinceramente me decepcionei, mas em alguns aspectos esta adaptação foi bem mais realista, nos diálogos por exemplo, eu podia sentir que um assunto inacabado não foi deixado de lado como acontece no filme, eu senti terror, senti medo, suspense, roi as unhas, foi muita doideira durante essas quatro horas e vinte minutos, mas enfim, vou dar logo minhas rosas, mas superecomendo que vocês leiam e vejam as adaptações, vale muito a pena.
FILME: 6 rosas vermelhas
MINISSÉRIE: 8 rosas vermelhas
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário