segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Encantador e pálido mestre dos sonhos

Olá meus caros morceguinhos, como estão nesta tarde? Eu estou quase derretendo com esse calor que se abateu aqui por São Paulo e só me pergunto para onde foi eu querido frio? Mas enfim! Resolvi hoje falar de um famoso personagem que vagueia pelo imaginário gótico: Sandman, o mestre dos sonhos, a mais famosa criação do mestre sombrio Neil Gaiman.
Após ter sido rejeitado muitas vezes por editores, Gaiman adotou o jornalismo como meio de fazer conexões que ele esperava que o ajudassem a ser publicado mais tarde, então começou entrevistando pessoas e escrevendo crítica literária. Durante esse tempo escreveu seu primeiro livro, uma biografia da banda Duran Duran, e um grande número de artigos para a Knave Magazine. Nos fim dos anos 80 escreveu Don't Panic: Official Hitchhikers Guide to the Galaxy Companion. Na sua opinião o livro é o que conduziu à sua colaboração com Terry Pratchett na Comic Novel Belas Maldições.
Após ter se tornado amigo do famoso roteirista Alan Moore (e vale destacar que quando se tornaram amigos, ambos ainda esperavam pela fama), Gaiman começou a escrever quadrinhos. Escreveu duas histórias com seu colaborador favorito e amigo de longa data Dave McKean: Violent Cases e Signal to Noise. Mais tarde, firmou um contrato com a DC Comics que resultou na minissérie Orquídea Negra.
Escreveu uma quantidade enorme de quadrinhos para várias editoras, mas seu trabalho mais conhecido é a série Sandman, que narra as aventuras de Morpheus, a personificação do sonho. A série foi e ainda é uma sensação cultural, arrebanhando fãs ardosos e tornando os quadrinhos respeitáveis a novos públicos. A serie começou em 1988 e terminou em 1996, quando Gaiman anunciou simplesmente que a história que começou na primeira edição havia terminado seu curso natural. Todas as 75 edições da série regular foram organizadas em 10 volumes que ainda são impressos e vendem bem.
Mas além dos quadrinhos, Sandman também é visto no romance: Sandman - Os Caçadores de Sonhos, que é um livro belamente ilustrado por Yoshitaka Amano, que conta uma história a parte da série em quadrinhos e pode ser lido sem o conhecimento prévio da série. Com este livro Gaiman ganhou o premio Bram Stoker de melhor narrativa ilustrada.
Gaiman usa de antigos contos e lendas japonesas para compor essa obra-prima e nada poderia ser mais belo. O enredo conta a cativante história de amor de uma raposa (ou Ktsune) e de um monge budista que se veem envoltos em uma saga cheia de misteriosas criaturas, conspirações, maldições, romance, morte e lições poderosas que ficarão para toda a eternidade.
Este foi um livro que li muito rápido, é encantador, desde sua narrativa até as ilustrações, Yoshitaka Amano se não é o melhor é um dos melhores ilustradores que já vi em minha vida, suas ilustrações são encantadoras e magicamente nos faz sonhar e nem preciso dizer que recomendo muitíssimo essa obra, não é?
Mas vou dar minhas rosas...

ROSAS PARA SANDMAN - OS CAÇADORES DE SONHOS: 10 rosas vermelhas!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário